RECUPERAR:

Dia Nacional de Luta Contra a Dor

O Dia Nacional de Luta Contra a Dor foi criado com vista a aumentar a notoriedade da dor enquanto doença e do seu impacto na qualidade de vida do indivíduo, sua familia e sociedade. A existência desta efeméride vem colocar o foco na necessidade de sensibilização, formação e partilha de conhecimento junto dos profissionais de saúde, comunidade científica, instituições politicas, doentes e sociedade em geral para a necessidade de um desenvolvimento continuado de novas formas e sistemas de tratamento e prevenção da dor.

A constituição de um Dia Nacional de Luta Contra a Dor foi uma proposta desenvolvida pela Associação Portuguesa para o Estudo da Dor que foi aprovada em Diário da Republica a 30 abril 1999 no qual se definia o dia 14 de junho como o Dia Nac Luta contra a dor.

Atualmente o Dia Nacional de Luta Contra a Dor está integrado na Semana Europeia de Luta contra a Dor e é celebrado na terceira 6ªf do mês de Outubro. Esta mudança da data deveu-se a uma procura de concertação de esforços e dinâmicas nacionais e Internacionais para expandir a visibilidade e partilha de informação junto das entidades e organismos oficiais de saúde, comunidade científica e de profissionais de saúde e sociedade em geral. Esta data foi igualmente aprovada em diário da república a 7 de novembro de 2008  (Diário da República, 2.ª série de 7 novembro 2008, Despacho n.º 28683/2008 ).

Consulte o Diário da República de 7 novembro 2008: PDF.

Conheça a história do dia  DNLCD e do estudo e investigação da dor em Portugal: ver videos.


Dia Nacional de Luta Contra a Dor 2024


Educar para Prevenir. Cuidar para Tratar.

Por um Futuro com Menos Dor

Comemoramos nesta sexta-feira, 18/10/24 o Dia Nacional de Luta contra a Dor, a principal ou uma das principais razões pelas quais alguém procura cuidados de saúde em Portugal e em qualquer parte do Mundo.

Estima-se que a Dor Crônica afete 1/3 dos portugueses, tornando-a uma das principais doenças em Portugal e com enorme impacto na vida dos portugueses.

Importa antes de tudo ter consciência que é sempre possível fazer alguma coisa para a combater! Desde logo tentar que a dor não se instale e se perpetue.  Importa combater todos os episódios de dor que surjam ao longo da vida, de forma a que seja eficazmente tratada e contida em termos temporais (a dor aguda), para que não se prolongue para além do tempo expectável e se torne uma doença crónica.

Para  termos sucesso, precisamos de todas as armas disponíveis, desde as químicas como os medicamentos, às físicas como a fisioterapia e sobretudo às psicológicas e emocionais, porque absolutamente fundamentais para encarar e ultrapassar a dor e o sofrimento que ela determina.

Só assim poderemos sair vitoriosos desta luta desigual; deste sofrimento que nos mói, que nos consome e que nos destrói.

Costumamos dizer que "Rir é o melhor remédio", pelo que talvez seja esta mesmo a melhor forma de começar a combater a Dor. Saibamos rir, ver o bom da vida, desfrutá-la na sua plenitude!

 

 

Filipe Antunes | Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor – APED


    Dia Nacional de Luta Contra a Dor 2023


    Desde 1999 e por proposta da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) que comemoramos o Dia Nacional de Luta Contra a Dor.

    Inicialmente foi definido o dia 14 de Junho, mas por razões de concertação de dinâmicas nacionais e Internacionais, passou a ser assinalado na terceira 6ª feira do mês de Outubro.

    Todos os anos, como agora, a APED comemora este dia, fazendo coincidir os seus grandes eventos (Congresso Nacional e Encontro Nacional das Unidades de Dor) com a terceira 6ª feira de Outubro.

    Este ano é hoje, 21 de Outubro e queremos relembrar que a Dor Crónica é a doença crónica mais prevalente em Portugal, afetando cerca de 1 em cada 3 portugueses, com repercussões na vida de cada cidadão e na sociedade em que vivemos.

    Interessa despertar consciências, promover estilos de vida saudáveis e melhorar a qualidade de vida para a combater desde o seu início.

    Junte-se à APED e dê voz a esta causa!

    Filipe Antunes

    Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

    •  Veja a mensagem de vídeo do Presidente da APED aqui


    Dia Nacional de Luta Contra a Dor 2021


    JUNTOS POR UM FUTURO COM MENOS DOR, é a assinatura que a APED tem marcado a sua atividade. A imagem escolhida para marcar o Dia Nacional de Luta Contra a Dor 2021 demonstra de forma inequívoca que o caminho para a redução da prevalência da dor e o seu impacto na vida do indivíduo e da sociedade só é alcançado através de um trabalho multidisciplinar com participação ativa do doente e do cidadão comum. Com o enfoque na prevenção a celebração deste ano teve o seu ponto alto no VII Congresso APED 2021, no qual profissionais de saúde e investigadores se juntaram para discutir as necessidades, novos caminhos e abordagens para a prevenção e tratamento da dor. Uma vez mais, a APED procurou consciencializar a sociedade e os seus representantes políticos, nomeadamente na área da saúde, para a prevalência da dor nos cidadãos e o impacto negativo na qualidade de vida do doente, traduzida em sofrimento na sua vida pessoal, social e laboral.

    Mais sobre o VII Congresso APED 2021 aqui.