Dor na Criança e Adolescente
Grupo multidisciplinar constituído por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, motivados e empenhados ativamente em otimizar a abordagem da dor nas crianças numa perspectiva interdisciplinar.
Coordenação
Clara Abadesso
Inês Carrilho
Objetivos
Integrados na filosofia da IASP os objetivos do Grupo de Trabalho são:
- Promover a educação e formação acerca da dor na criança e adolescente
- Desenvolver e publicar informação relevante acerca do controlo da dor na criança e adolescente
- Criar material educativo / informativo que seja usado a nível nacional em hospitais e cuidados de saúde primários
- Incentivar e promover investigação na área da dor pediátrica
- Promover a translação de conhecimentos
- Reforçar e promover o desenvolvimento de Unidades de Dor / Equipas Multidisciplinares de tratamento de dor crónica pediátrica
Intervenção em Dor
A APED sempre desempenhou um papel crucial na consciencialização da dor. Neste contexto promove e defende sempre a formação dos profissionais de saúde, orientando no sentido de uma abordagem multidisciplinar, multimodal e das práticas baseadas na evidência, ajudando a desenvolver protocolos e diretrizes clínicas que garantam uma melhor gestão dos doentes que sofrem de dor.
Neste âmbito a direção da APED decidiu criar um grupo de trabalho para desenvolver o ensino das técnicas de intervenção na medicina da dor, por forma a facultar aos interessados a aquisição dos conhecimentos e competências que permitam fortalecer a capacidade de resposta à pessoa com dor.
Coordenação
Edgar Semedo - Médico Anestesiologista da Unidade de Dor do CHUC e do CHMT
Simão Serrano - Médico Fisiatra do Centro de Reabilitação do Centro Rovisco Pais e da Unidade de Dor do CHMT
Objetivo
Este projeto de intervenção e formação pretende aliar a teoria com a prática clínica enfatizando a intervenção em dor como um meio diferenciado de atuação diagnóstica e terapêutica.
Psicologia da Dor
O grupo de psicologia na dor é coordenado por 2 psicólogas que trabalham no âmbito da Dor há mais de 20 anos, acompanhando as transformações e desenvolvimentos desta área da saúde.
Coordenação
Cristiana Lopes
Gerly Gonçalves
Objetivo
O Grupo de Psicologia da dor tem por objetivo chamar todos os colegas do território português e com o apoio da Ordem dos Psicólogos Portugueses, serem criados protocolos que guiem a referenciação e a intervenção psicológicas nesta área da saúde e que vão ao encontro do que as ULS preconizam.
Será um trabalho complexo e que necessitará o empenho de todos os psicólogos a trabalharem nesta área, desde a investigação à clínica. Um trabalho que permitirá, pelo menos, criar os alicerces para a psicologia ter um papel claro, sério e competente na Dor.
Enfermagem na Dor
Coordenação
Albina Dias
Ana Raquel Coelho
Para mais informações sobre os Grupos de Trabalho contatar: secretariado@aped-dor.org