RECUPERAR:

EFIC PLAIN TALKING - LITERACIA EM SAÚDE

A COMUNICAÇÃO CLARA É FUNDAMENTAL


A literacia em saúde é a capacidade de uma pessoa aceder, compreender e utilizar a informação de forma a promover e manter uma boa saúde e é considerada um problema de saúde global pela Organização Mundial de Saúde. É um ativo fundamental para todos nós quando se trata de tomar decisões sobre a nossa saúde e de melhorar os resultados em termos de saúde. É particularmente importante para as pessoas que vivem com dor, para as ajudar a compreender e a gerir ativamente a sua saúde.

A campanha de literacia em saúde "Plain Talking" é dirigida tanto aos médicos como às pessoas que vivem com dor. O Grupo de Trabalho sobre Literacia em Saúde tem-se focado em aumentar a sensibilização para o conceito e o impacto da literacia em saúde. Também se tem centrado na melhoria da comunicação entre as pessoas que vivem com dor e os médicos, desenvolvendo uma série de materiais e recursos úteis para todos.

A APED enquanto capítulo nacional da EFIC colabora


PLAIN TALKING: O APELO À AÇÃO

As pessoas que vivem com dor têm o direito de compreender a sua doença e os médicos devem comunicá-lo de forma clara e compreensível, adaptando a sua linguagem às necessidades da pessoa. O resultado é um maior conhecimento e capacitação para a pessoa que vive com dor e a capacidade de se envolver de uma forma significativa com o seu médico.

  • PLAIN TALKING: A JORNADA

    Em 2023, o grupo de trabalho, juntamente com dois especialistas em dor aguda, um médico de clínica geral e um representante dos doentes da PAE, elaborou uma brochura intitulada "A Viagem". A brochura é um roteiro para o tratamento que preparará a pessoa que vive com dor para as experiências que provavelmente irá encontrar.

    • Consulte a brochura “A jornada”( versão em inglês): pdf
  • PLAIN TALKING: GUIA DE LITERACIA EM SAÚDE

    O Grupo de Trabalho elaborou um Guia de Literacia em Saúde para os profissionais de saúde, os doentes e o público em geral, bem como uma Ficha Informativa sobre Literacia em Saúde, com adaptação para português realizada pela APED. 

    • Consulte o Guia de Literacia em Saúde: pdf
  • PLAIN TALKING: VÍDEOS

    Descubra, nos vídeos abaixo, mais sobre o que é a Literacia em Saúde e as principais dicas que o vão ajudar a comunicar de forma mais clara e simples.

    Vídeo para profissionais de saúde

    Link

    Vídeo para pessoas com dor

    https://www.aped-dor.org/images/plain_talking/Video_para_pessoas_com_dor.png

    Link

    Vídeo para o público em geral

    https://www.aped-dor.org/images/plain_talking/Video_para_pessoas_com_dor.png

    Link