Login

recomendacoes aped

RECOMENDAÇÕES APED

A APED aconselha os documentos emanados pela DGS, sobre a utilização de Medicamentos Opióides Fortes na Dor Não Oncológica, assim como a Norma de Orientação Clínica para Tratamento da Dor Neuropática Localizada.

Os medicamentos opióides estão indicados no tratamento da dor moderada a forte. As regras para a sua utilização no controlo da dor crónica oncológica foram estabelecidas e aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Leia mais

Resumo

I. Indicação
Os medicamentos opióides fortes (MOFs) estão indicados no controlo de todos os tipos de dor crónica não oncológica (DCNO) moderada a forte que, comprovadamente, seja refractária a outras terapêuticas farmacológicas e/ou não-farmacológicas.

Leia mais

Até há relativamente pouco tempo a dor, como sintoma, tem merecido pouca atenção da comunidade médica e dos sistemas de saúde. De facto, apenas no último quarto do século passado se identificou a dor – quer aguda, quer crónica – como um fenómeno clínico de importância fundamental, motivando deste modo um conjunto de abordagens estruturadas de investigação, de diagnóstico e de tratamento.

Leia mais