Page 5 - 2018_04
P. 5

4
Dor (2018) 26
2020 – Novos paradigmas requerem novos formatos
Há muito que sonhávamos em dar um novo foco e estrutura à revista Dor. Algo que a nossa Diretora – Dra. Sílvia Vaz Serra – e o conselho científico da APED discutiam há já algum tempo.
“DOR”– do formato tradicional ao formato de plataforma digital
Mais uma vez, a paragem foi-nos útil para repensarmos o formato e as mais-valias que a revista Dor podia cumprir e que não eram pos- síveis apenas no seu formato mais tradicional.
Assim, é já no último trimestre deste ano que contamos lançar a revista “Dor” no seu novo for- mato de plataforma digital, em resposta e alinha- mento com as novas tendências de pesquisa, consulta, publicação e disseminação de conhe- cimento da sociedade científica. Alinhamo-nos, desta forma, com as maiores referências edito- riais científicas.
Enquanto plataforma digital, a revista DOR vai permitir a submissão de artigos online, revi- são por pares, uma maior frequência de publi- cação, um head of print e a almejada indexação científica da Scielo, Excerpta Medica, Medline e eventualmente outros, para além de facilitar a referenciação e permitir uma consulta de con- teúdos mais ágil. Esta mudança reforça o nosso caráter de fonte de informação científica credi- bilizada no âmbito da Dor.
Novos conteúdos editoriais acompanham esta evolução da revista Dor
As novidades editoriais e de formação a serem lançadas ainda este ano não terminam por aqui.
Acabámos de lançar a primeira edição em português do livro “Como confortar um bebé nos cuidados intensivos” da Dra. Linda S.
Franck, em formato ebook interativo – um pro- jeto desenvolvido e implementado pela Dra. Cla- ra Abadesso que lidera o grupo de trabalho “Dor na criança e adolescente” da APED.
Muito em breve, iremos ter também uma co- leção de livros sobre a Ciência da Dor, tam- bém em formato digital.
No âmbito da formação, estamos a preparar um calendário de webinars e workshops pre- senciais e online, que irão ter o seu lançamen- to já em outubro.
Por último, mas não menos importante, quero agradecer à Dra. Sílvia Vaz Serra todo o trabalho extraordinário que desenvolveu nos anos em que esteve à frente deste projeto. A sua visão, dedicação, paixão e entrega ao tema da dor foram essenciais para que a revista Dor fosse um sucesso e se mantivesse sempre alinhada com a nossa missão e projeto. Bem haja por todo o seu trabalho, presença e apoio Dra. Sílvia Vaz Serra!
Aproveito ainda para dar as boas-vindas ao Professor Armando Almeida que vai abraçar o projeto digital da revista Dor como novo Diretor.
Resta-me agradecer-vos por permanecerem desse lado, motivando-nos a ir mais longe. Os canais de comunicação e partilha da APED es- tão abertos às vossas sugestões e conteúdos científicos. Participem e partilhem connosco as vossas ideias, artigos e estudos. Juntos vamos mais longe.
Bem-hajam! Ana Pedro
Presidente APED
APED – Por um futuro com menos dor
DOR














































































   3   4   5   6   7