Page 7 - APED 2018 N1
P. 7

“Prémio Cívico da UE sobre a Dor Crónica - Recolha de Boas Práticas”
Foi durante o I Congresso Internacional sobre o Impacto Social da Dor Crónica, da Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores, ADDCA, de 27 a 28 de setembro de 2018, que Mariano Votta, o Presidente da Active Citizenship Network (ACN), lançou, a nível de Portugal, a campanha de recolha de Boas Práticas na luta contra a Dor.
Também explicou os objetivos da denominada “Pain Euro-Medi- terranean Coalition”, Aliança Euro-Mediterrânica da Dor, a pri- meira incubadora cívica de boas práticas contra a dor através da Europa, iniciativa esta que foi apoiada desde o início por três associações de doentes portuguesas, Associação de Doentes de Dor Crónica dos Açores (ADDCA), Associação Atlântica para o Apoio ao Doente de Machado-Joseph (AAADMJ) e Força 3P - Pessoas com Dor, Associação de Pessoas com Dor.
A Active Citizenship Network (ACN) lançou em 2018 a segunda edição do projeto bi-anual de investigação a nível europeu “Pré- mio Cívico da UE sobre Dor Crónica - Recolha de Boas Práticas” com o objetivo de continuar a evidenciar as boas práticas exis- tentes em vários países europeus em termos de luta contra a dor.
Em particular, esta segunda edição permite dar continuidade à bem-sucedida coleção de boas práticas na luta contra a dor ini- ciada pela ACN em 2015 e expandir o grupo de operadores / ges- tores de boas práticas sobre a dor, incentivando a troca de ex- periências entre profissionais de saúde, decisores, instituições, associações cívicas e grupos de defesa do doente.
Objetivos do projeto
• Dar continuidade à coleção, bem sucedida, de boas práticas “Prémio Cívico da UE sobre Dor Crónica - Recolha de Boas Prá- ticas” - Primeira Edição.
• Enriquecer experiências europeias e nacionais, conhecimen- tos especializados, dados e benchmarking sobre a dor crónica.
• Promover a plataforma multiparticipativa de operadores / ges- tores de boas práticas sobre dor, criada nos últimos anos pela ACN sobre dor crónica na Europa e denominada “Pain Euro- -Mediterranean Coalition”, Aliança Euro-Mediterrânica da Dor, a primeira incubadora cívica de boas práticas contra a dor através da Europa.
http://www.activecitizenship.net/patients-rights/projects/ 236-pain-euro-mediterranean-coalition.html
Continuando para:
• manter a atenção centrada na dor crónica como uma priorida- de de saúde a nível local, nacional e a nível da UE;
• incentivar a troca de experiências entre profissionais e asso- ciações de doentes;
• sensibilizar as instituições para a necessidade de identificar a dor crónica como uma prioridade nas políticas e programas de saúde a nível da UE e nacional;
• criar um conjunto de evidências que possam ser usadas para apoiar a expansão de programas adaptados aos cuidados e tratamento de doentes com dor crónica;
• aumentar a consciencialização sobre os avanços tecnológicos e o seu impacto no cuidado e tratamento da dor crónica - como a melhoria da qualidade de vida de pessoas com dor crónica.
Este projeto irá coletar experiências de Boas Práticas sobre dor crónica (oncológica e não oncológica) e apresentá-las em um evento público no segundo semestre de 2019 no contexto de um grande evento relacionado com a dor (como foi feito no ano anterior, edição durante o SIP 2017, em Malta) levando também em consideração o trabalho e os eventos do concurso de Brain Mind, and Pain Patient-centred Innovation Grant, Bolsa “Cérebro, Mente e Dor, Inovação centrada no Doente”.
Todas as boas práticas recebidas serão coletadas e publicadas num relatório.
As boas práticas reunidas para esta edição e também durante os últimos anos em projetos sobre dor crónica serão unificadas num banco de dados mais amplo, visível e organizado. Este tra- balho, por um lado, promoverá a rede de praticantes de melhores práticas, capazes de fornecer informações, conselhos e ajuda prática uns aos outros; por outro lado, construirá uma ferramenta de pesquisa sobre boas práticas em dor mais utilizável, capaz de procurar por tópicos, patologia, país etc. (palavras-chave) forne- cendo um conjunto de informações úteis para outras iniciativas. A recolha de boas práticas envolverá as redes e contactos da ACN na Europa. As experiências serão reunidas em pelo menos 10 países.
O painel do júri será composto por especialistas internacionais em dor crónica (de universidades, redes de profissionais de saú- de e organizações de cuidados de saúde da UE, associações cívi- cas e de doentes, etc.) e poderá incluir um ou mais representan- tes das equipas vencedoras da última edição do prémio.
O período de inscrição começou! Agora já pode inserir a sua boa prática preenchendo um formulário on-line. LINK http://activeci- tizenship.net/bp/2018/form/new.php
O prémio está aberto a qualquer parte interessada na área da saúde: associações de doentes, profissionais de saúde, hospitais públicos e privados, universidades, etc.
O seu projeto será considerado para uma celebração pública europeia quando os prémios forem concedidos e representará o reconhecimento da excelência contínua. Um representante de cada uma das inscrições que forem selecionadas será convida- do para este evento. Isso promoverá a formação de uma rede de profissionais de boas práticas, capazes de partilhar informações,
INFORMAÇÃO SOBRE
     










































































   5   6   7   8   9