RECUPERAR:

Eventos

10-10May2024
WORKSHOP “Distraction, Pain and Guided Imagery”, Dr. Bernie Whitaker12:00AM - 12:00AM
28-29May2024
EFIC Virtual Pain Summit 202412:00AM - 12:00AM

30º Aniversário APED 2021

banner oferta 

Projeto Criado e Coordenado pelo Grupo de trabalho Avaliação da Dor da APED, sob a orientação das Enfermeiras Albina Dias, Carina Raposo e Juliana Santos 

Destinatários: Enfermeiros e Enfermeiras das Unidades de Dor Portugal Continental e ilhas

Objetivo: Levantamento e identificação   no que concerne  os registos de Enfermagem  nas Unidades de Dor Crónica.

Este projeto corresponde à 1ª fase de um projeto maior que visa a elaboração de um documento de consenso para os  registos mínimos obrigatórios  com reflexo da  atividade assistencial  dos enfermeiros nas UDC , ou seja , um documento com um modelo para a  standardização que apoie o trabalho das equipas de forma mais eficiente e eficaz. Um projeto que visa a criação de uma reflexão e atividade assistencial uniformizada,  comum a todos os enfermeiros das unidades de dor por forma a agilizar, consolidar e consequentemente dar maior visibilidade ao trabalho da equipa de enfermagem nas Unidades de Dor. 

Tempos como os que vivemos demonstram a importância que estruturas de informação e intervenção sólidas e eficientes têm enquanto suporte ao trabalho de todos os profissionais de saúde. Por isso mesmo, a APED como associação científica multidisciplinar e multiprofissional no âmbito do diagnóstico e tratamento da Dor em Portugal tem mantido a sua atividade através da implementação de diversos projetos. 

Um deles sendo o projeto “Avaliar e Registar a Dor” no âmbito dos Sistemas de Informação dos Enfermeiros de Unidades de Dor Crónica.

O objetivo deste trabalho nesta primeira etapa é caracterizar, compreender e analisar  os registo clínicos dos enfermeiros  nas Unidades de Dor Crónica (UDC) para em última análise se atingir um modelo de registo clínico que seja uniforme  nas UDC e que se mostre diferenciador da especialização e qualidade indiscutível da enfermagem nas UDC.

Este projeto pretende assim poder dar  maior visibilidade e entendimento do trabalho desenvolvido pelos enfermeiros das UDC do país.

Os Sistemas de Informação em Saúde (SIS) são meios facilitadores e condutores de informação rápida, fácil e segura, o que permite aos profissionais de saúde uma maior acessibilidade constante à informação. Essa acessibilidade e padronização de registos permite uma maior eficácia e eficiência na execução das suas atividades. 

Quanto mais apurada e padronizada a informação registada no sistema, ação na qual a atividade dos enfermeiros é crucial, mais relevante e eficaz se tornam os sistemas de informação na otimização da ação dos profissionais de saúde.

Os Registos de Enfermagem nas Unidades de Dor Crónica devem assim refletir a REAL atividade assistencial dos enfermeiros.

Destes registos podem ser extraídos indicadores de produção e de resultados, como por ex.: 

  • ganhos em saúde; 
  • taxa de efetividade na prevenção de complicações;
  • modificações positivas no estado dos diagnósticos de enfermagem (reais);
  • taxas de ganhos possíveis / esperados de efetividade.

Apelamos assim aos enfermeiros que exercem atividade assistencial  nas unidades de dor  e reforçamos o pedido para a máxima participação no preenchimento do questionário.

O preenchimento demorará aproximadamente 15 minutos.

Caso utilize o telemóvel para preenchimento, recomendamos que o faça no modo "paisagem", horizontal (conforme imagem abaixo).

paisagem

Para esclarecimento de dúvidas sobre o inquérito ou dificuldades no seu preenchimento contacte-nos através dos emails: