Login

dor aguda

Os estudos baseados na evidência mostram que o tratamento ideal da dor aguda reduz o risco de complicações, permite alta hospitalar precoce, facilita a recuperação, aumenta a satisfação e melhora a qualidade de vida dos doentes, possibilitando a optimização dos recursos clínicos, além de diminuir os custos a curto e longo prazo. Evidências de alta qualidade atestam a eficácia de vários medicamentos e suas vias de administração, assim como de técnicas não farmacológicas no tratamento da dor aguda.
Ainda assim, na prática clínica mantém-se a subavaliação e subtratamento generalizados da dor aguda, assim como a falta de planos proactivos dirigidos para o tratamento da dor.
As lacunas entre a evidência e a prática refletem barreiras na implementação prática da evidência científica e a incapacidade a longo prazo de solucionar mitos prevalentes relacionados com a dor aguda e seu controlo, o que leva a pensar na existência de lacunas relacionadas com os profissionais de saúde, pacientes e sistema de saúde.

pdfDownload ptFlag enFlag