Login

cefaleias

A NT apresenta-se como uma dor unilateral, tipo choque elétrico, de início e fim abruptos, no território de um ou mais ramos do nervo trigémio. Pensa-se que pode ser causada por compressão vascular por um vaso tortuoso, ou secundária a tumores, esclerose múltipla ou malformações artério-venosas. O tratamento médico baseia-se na utilização de anticonvulsivantes e o cirúrgico pode consistir na descompressão microvascular, técnicas percutâneas de lesão do gânglio de Gasser ou cirurgia com Gamma Knife.
A DFIP é uma dor facial persistente sem as características das nevralgias cranianas e que não pode ser atribuída a outro distúrbio. A dor é unilateral, contínua ou intermitente, descrita como surda, profunda e mal localizada, sem distribuição neurológica, perda sensorial ou outros deficits neurológicos. A avaliação diagnóstica com Rx, TAC e RMN não demonstram anomalias relevantes. A dor pode ser iniciada por cirurgias ou trauma da face, dentes ou gengivas, mas persiste sem qualquer causa local demonstrável.
Do ponto de vista terapêutico há poucos estudos conclusivos, sendo que a associação de antidepressivos com terapia cognitivo-comportamental pode melhorar a qualidade de vida destes doentes.

pdfDownload ptFlag enFlag