Login

cefaleias

Englobam-se nesta definição: (1) cefaleia em facada, primária ou secundaria, (2) cefaleia da tosse, primária ou sintomática, (3) SUNCT (ver "fact sheet sobre cefaleias trigémino-autonómicas). Estas cefaleias têm em comum a dor unilateral com sensação de facada que dura alguns segundos.
Os sintomas têm início cerca dos 45 anos, significativamente mais frequente em mulheres e em portadores de cefaleias primárias, excepto na cefaleia primária da tosse que ocorre sobretudo em homens acimas dos 40 anos.
A cefaleia em facadas tem um carácter paroxístico, com crises que duram segundos, únicas ou em agrupamentos de dor em pontada, de curta duração, unilaterais, sem outros sintomas associados. O tratamento só tem indicação quando as crises são muito frequentes, feito com indometacina em primeira linha e melatonina, gabapentina, nifedipina e celecoxib como alternativas.
A cefaleia primária da tosse é sentida como pontada/facada ou dor explosiva que dura segundos a minutos, desencadeada pela tosse, espirro ou esforço, localizada na região posterior da cabeça. A indometacina é eficaz no seu tratamento, podendo a acetazolamida ser uma alternativa.

pdfDownload ptFlag enFlag