Login

publicacoes

Periodicamente, serão disponibilizados neste espaço, de forma gratuita, alguns artigos selecionados que são considerados relevantes no âmbito da Dor, alguns dos quais premiados.

A Biblioteca da Dor é uma iniciativa editorial que se propõe contribuir para um maior esclarecimento de todas as questões que a problemática da dor coloca, não apenas aos profissionais mais directamente envolvidos na sua abordagem como também àqueles que por algum motivo se possam interessar pelo assunto.

A escassez de publicações, em língua portuguesa, sobre este tema, não tem servido os propósitos de divulgação e de formação que todos os profissionais da área têm reclamado, muito especialmente apresentando características de publicação regular,com formato de fácil transporte e abordando as mais diferentes matérias relacionadas com ele.

A Revista DOR é o Órgão de Expressão Oficial da APED, com uma publicação trimestral, é distribuída em papel a todos os sócios da APED.

Os dois últimos anos são acessíveis online exclusivamente aos sócios e os números mais antigos são disponibilizados para download.

São disponibilizados para download vários livros/publicações na área da dor, cuidados paliativos, anestesia e política de saúde entre outras.

Num projeto liderado pelo Prof. Alberto Prats-Galino, em conjunto com Miguel Angel Reina, Marija Mavar Haramija, Anna Puigdellivol-Sánchez, Joan San Molina e José Antonio De Andrés, foi construído um modelo virtual interativo em 3D, da coluna lombar, desenvolvido a partir de reconstruções feitas de imagens humanas de RMN, que permite visualizações de 360° de todas as estruturas.

É um documento PDF, utilizável em qualquer computador, muito portável, fácil e intuitivo, sem necessidade de software especial (Adobe Acrobat 11 ou superior, disponível na internet, grátis).O resultado final é uma ferramenta de trabalho para o ensino/aprendizagem e investigação, disponibilizado pelos autores de forma gratuita.

Deve fazer o download do PDF e das instruções que lhe estão associadas.