RECUPERAR:

Breve resumo histórico da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor

Sob o impulso de John Bonica, foi criada em 1974 uma associação multidisciplinar – IASP (International Association for the Study of Pain) – com o intuito de estudar a dor nas suas múltiplas vertentes, editar uma revista sobre o tema com o primeiro número da PAIN a sair em 1975 e o primeiro World Congress in Pain(WCP) realizado em Florença em setembro de 1975.
 
Em 1988 foi proposto pelo neurocirurgião Nestor Rodrigues, a constituição do capítulo nacional, aceite como capítulo provisório em 1988. Em 1990 foi aceite como definitivo a criação da secção portuguesa que virá a ser a APED.
 
À data da sua constituição, contava como sócios fundadores os portugueses filiados na IASP: Nestor Rodrigues (1º presidente), Zeferino Bastos (1º vice presidente) , Manuel Leal, José Luís Portela, Maria Palmeira, Hélder Camelo ( 1º secretário), Fernando Miguel, Nelson Marçal, Victor Coelho, Virgílio Ormonde, Domingos Oliveira, Álvaro Pais, Paulo Figueiredo, José Silva, Duarte Vieira, Maria Oliveira e Joaquim Leal.
 
Criada em 1993, a Revista Dor passou a ser o órgão de expressão oficial da associação em 1994. Os seus números e respetivo corpo editorial podem ser consultados aqui.

Ler mais